Validação do seu Diploma Brasileiro no Exterior

Poder morar legalmente no exterior e ainda trabalhar na mesma profissão que formou no Brasil é um grande sonho para muitos brasileiros. Mas isso é possível? A resposta é sim. É perfeitamente possível que aconteça e nossa escola, o Centro Cultural Daniela Rosa, possui consultores experientes para acompanhá-lo e ajudá-lo em todo o processo. Tivemos diversos alunos que conseguiram validar o diploma no Canadá, na Austrália, na Europa e até mesmo nos Estados Unidos, onde é mais trabalhoso.

Primeiro passo: tradução juramentada de diploma e documentos

Para deve traduzir todos os seus documentos para o inglês, de preferência ainda no Brasil. Você até pode deixar para fazer no exterior, mas fica mais caro e, de qualquer forma, em ambos os casos a tradução deve ser juramentada, necessariamente realizada por um tradutor juramentado ou tradutor público. Os documentos que devem ter tradução juramentada são o histórico escolar finalizado, contendo todas as suas notas das disciplinas cursadas durante todo o curso e a data de graduação; diploma; declaração da universidade comprovando a conclusão do curso e a data; declaração do conselho regional comprovando inscrição regularizada como profissional; certidão de nascimento/casamento e documento de identidade. No Brasil as traduções juramentadas têm preço fixado em tabela pela Junta Comercial de cada estado.


Todos os profissionais precisam de “acreditação”

Assim como ocorre no Brasil em relação ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por exemplo, no exterior é necessário que todas as profissões haja uma “acreditação” do profissional por parte de uma entidade reguladora. O candidato deve realizar pelo menos uma prova, pagar por ela e pelas taxas. Mas não esqueça de estar com o seu inglês bem afiado, porque a prova é toda feita nesse idioma, claro. Afinal, além de avaliar se os seus conhecimentos são suficientes para trabalhar fora, a ideia é qualificar também o seu grau de proficiência em inglês. Aí é que entra sua preparação no Centro Cultural Daniela Rosa. Todo o processo de "acreditação" costuma durar em média de 5 a 12 meses.

 

Rua Padre Odorico, 180 - Bairro São Pedro - Belo Horizonte, M.G. - Cep: 30330-040

WhatsApp: (31) 3225-1880