TOEIC FAQ - Dúvidas Frequentes

1 - Qual é a Certificadora do TOEIC?

É a ETS Americana. A mesma do Toefl. O TOEIC é um teste de proficiência em inglês internacional.

 

2 - Qual é a estrutura do teste TOEIC?

É um teste com 200 questões de múltipla escola e possui somente 2 habilidades (Listening & Reading). No Reading tem gramática e interpretação de textos. Não tem Speaking e nem Writing.

 

3 - O TOEIC pode ser feito online na minha casa?

Não. Nenhum teste de proficiência internacional pode ser feito online porque ele precisa ser supervisionado. Ele é presencial e estamos tomando todos os cuidados sanitários possíveis.

 

4 - Como está sendo a aplicação do TOEIC com essa pandemia?

Estamos tomando todos os cuidados sanitários. Na entrada o candidato precisa limpar bem o sapato em um tapete sanitário, sua temperatura é aferida e depois faz o uso do álcool 70 nas mãos. O uso de máscara é obrigatório. A sala de testes é grande, possui 13 mesas afastadas umas das outras e com divisórias laterais e frontais. A sala é desinfetada antes de cada sessão, assim como as mesas, as cadeiras e os materiais utilizados.

 

5 - Qual é a pontuação total do TOEIC e quanto eu preciso para a residência médica?

O total do teste é 990 pontos. 
Para o PSU: avançado (1 ponto) você precisa de fazer 660 pontos, ou seja, 65% do teste. O intermediário mudou para 600 a 650 pontos para conseguir meio ponto.
Já as demais Residências como o Instituto Agos, Santa Casa e Ipsemg, mantiveram os 660 pontos para o avançado (conseguir de 1 ponto a 1.5) e com 405 pontos, ou seja, 45% do teste você já consegue pelo menos meio ponto. 

 

6 - É um teste feito no computador com fone de ouvido?

Não. É um teste coletivo, feito no papel e o som é ambiente. São 4 caixas JBL no teto proporcionando um excelente áudio.

 

7 - Qual é a duração do teste?

O teste tem duração de 2 horas, sendo 45 minutos para o Listening e 1 hora e 15 minutos para o Reading.

 

8 - Qual é a validade do TOEIC?

O TOEIC tem validade de 2 anos à partir da data da realização do teste, assim como o Toefl e o Ielts.

 

9 - Qual é a abordagem do TOEIC? O inglês é americano ou britânico?

O TOEIC tem uma linguagem de Business (pois é feito para que as empresas possam avaliar seus funcionários). O teste tem diálogos com inglês americano e britânico, mesmo sendo produzido por uma empresa americana.

 

10 - O TOEIC mudou?

Sim. Desde o início de 2019 o teste foi dificultado um pouco. A ETS reduziu as questões de Listening que eram mais fáceis, aumentou os diálogos e colocou análise de gráficos durante o Listening. No Reading, ela também reduziu as questões de gramática e aumentou o tamanho dos textos e das questões de interpretação.

 

11 - Como são as questões do TOEIC?

O TOEIC tem 4 partes de Listening e 3 partes de Reading.

Na parte 1, você verá uma foto e ouvirá 4 frases sobre esta foto e terá que marcar a frase correspondente.

Na parte 2, você ouvirá uma pergunta e 3 possíveis repostas sobre ela.

Na parte 3, você ouvirá um diálogo e terá 3 questões sobre ele.

Na parte 4, você ouvirá um anúncio e terá 3 questões sobre ele.

Na parte 5, você fará questões de gramática.

Na parte 6, você fará questões de gramática dentro de textos.

Na parte 7, você fará questões de interpretação de textos.

Acesse meu vídeo explicando detalhadamente: https://www.youtube.com/watch?v=mX-9QujObYM&t=5s

 

12 - Como faço para conhecer o teste e ver se eu tenho nível para ele?

Nós oferecemos um simulado gratuito da Nova Versão do TOEIC com áudios para que o candidato analise seu nível para o teste. A realização do simulado não é obrigatória, é somente um treinamento. Para recebê-lo por e-mail, acesse: https://www.centroculturaldr.com.br/simulado-toeic-gratuito

 

13 - Como posso me preparar para o teste?

No Centro Cultural Daniela Rosa temos aulas online com professoras especializadas no TOEIC e como somos um Centro Preparador Oficial, portanto temos muito material que oferecemos gratuitamente para nossos alunos.

Outra opção é um curso pronto com vídeoaulas, dicas, estratégias e exercícios de treinamento que disponibilizamos na plataforma Hotmart para você que é disciplinado e quer a comodidade de estudar na hora que quiser e quantas vezes quiser. Mas ele não tira dúvidas. Acesse: https://www.centroculturaldr.com.br/curso-toeic-hotmart

 

14 - Onde posso fazer o TOEIC?

Alguns cursos de idiomas aplicam, mas o Centro Cultural Daniela Rosa tem a melhor sala de aplicação de BH, com um atendimento diferenciado, temos flexibilidade de datas, oferecemos um simulado gratuito e facilidade na inscrição.

 

15 - Quanto custa o teste?

O preço varia porque a cotação é em dólar. Sempre conseguimos negociar um desconto. Com certeza temos o melhor preço de BH por termos estoque do teste. Entre em contato para saber o preço certo.

16 - Para grupos tem desconto?

Sim. Damos desconto para grupos de 6 ou mais pessoas. A cada 6 pessoas, você ganha 50% de desconto no seu teste e indicando 12 pessoas você ganha o seu teste.

17 - Como é feito o pagamento do teste?

No dia do teste ou anterior a ele.

18 - Posso fazer transferência bancária pelo preço à vista?

Sim. Trabalhamos com o Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica.

 

19 - O valor no débito é o mesmo do crédito? 

Sim. Porque pagamos taxa.

 

20 - No crédito pode dividir?

Sim. De 2 vezes.

 

21 - Como é feita a inscrição do TOEIC? Ela é on-line?

Não. Ela é feita comigo pelo WhatsApp. Você precisa me passar seus dados pessoais (nome completo, CPF, Identidade, Data de nascimento e e-mail). Nas outras escolas você precisa comparecer lá, preencher uma ficha de inscrição, pagar o teste para depois agendar a aplicação. Nós simplificamos todo o processo.

22 - Com quanto tempo de antecedência eu preciso para agendar o TOEIC?

Pode ser agendado até no mesmo dia se tiver vaga, basta me passar os dados.

 

23 - Se eu agendar o teste para um determinado dia e precisar remarcar ou cancelar por causa de um imprevisto, eu posso? Tem algum custo ou multa para isso?

Para remarcar ou cancelar seu TOEIC só me avisar pelo WhatsApp. Não existe multa nem custo extra para tal.

24 - Se eu desistir de fazer o TOEIC e já estiver pago, tenho o estorno do valor que eu paguei?

Não. O Centro de Correção não devolve o valor pago, mas você pode transferir a aplicação para outra pessoa que pode fazer o teste em outra data.

 

25 - Preciso levar algum material para o dia do teste?

Não. O teste é feito à lápis e borracha que são fornecidos por nós. Caneta e lapiseira são proibidos. O candidato não pode deixar nenhum tipo de bolsa ou estojo em cima da mesa.

 

26 - Por quê o teste é feito à lápis?

Porque é uma folha de gabarito para cada teste, se escrever à caneta e rasurar, o teste estará anulado.

 

27 - Posso marcar as questões no caderno de teste e depois passar a limpo no gabarito?

Não. As questões precisam ser marcadas direto no gabarito. Não se pode fazer nenhum tipo de anotação ou marcação no caderno de teste. Ele precisa voltar completamente em branco para o Centro de Correção. O TOEIC é dificultado por não poder fazer anotações e marcações e pelo tempo que é muito corrido.

 

28 - O resultado sai na hora? Vocês têm o gabarito do teste?

Não. O teste é enviado para o Centro de Correção em São Paulo para correção. Somos um Centro Aplicador. Não temos acesso à correção e nem às respostas dos testes.

 

29 - Em quanto tempo temos a nota e o certificado?

Eu envio a nota para o candidato, por WhatsApp, em mais ou menos 12 dias em um documento chamado Score Roster e o certificado Report chega aqui na escola para ser buscado em aproximadamente 18 dias. O tempo pode variar por causa da logística dos correios.

 

30 - Existe ainda algum certificado especial?

Sim. Existe o Certificate of Achievement, ou seja, o Certificado de Parede Ornamental que é vendido à parte pelo Centro de Correção. Você precisa pagar uma taxa por ele e ele é enviado para seu o endereço por sedex. As instruções de como fazê-lo são enviadas juntamente com sua nota.

 

31 - Quanto custa este Certificado de Parede?

Ele tem um custo aproximado de R$ 120,00 + o valor do sedex para ser enviado.

 

32 - Até quando posso pedir o Certificado de Parede?

Ele pode ser pedido em qualquer época dentro da validade do seu TOEIC. Só lembrando que ele demora uns 10 dias para chegar na sua casa.

 

33 - Qual tipo de certificado que o PSU aceita?

O PSU, a Santa Casa e o IPSEMG sempre aceitaram o Score Roster e o Report (os dois juntos porque um complementa o outro). De uns dois anos para cá, O Instituto Agos / Feluma só está aceitando o Certificado de Parede. Para outras instituições, você precisa verificar o edital.

 

34 - Se eu tiver o Certificado de Parede, ele serve para o PSU?

Sim. Ele substitui o Roster e o Report.

 

35 - Preciso autenticar os certificados para o PSU?

Sim. Você precisa de autenticar todos os tipos de certificados para anexar no currículo, mas não é todo cartório que aceita autenticar esse tipo de documento, pois o TOEIC não tem nenhum link de acesso online como o Toefl. Toda responsabilidade pela veracidade do TOEIC é do Centro de Correção em São Paulo.

 

36 - Como faço para autenticar meus certificados?

Em BH eu indico 2 cartórios que autenticam sem problemas, que são o Cartório Jaguarão na rua da Bahia e o Cartório Oliveira na Guajajaras. Cartórios do interior costumam não querer autenticar este tipo de documento por não os conhecerem. As instruções para autenticação serão enviadas juntamente com sua nota.

 

37 - Os certificados são assinados à mão?

Não. O Score Roster e o Report não possuem assinatura, mas o Report é impresso em um papel original da instituição em papel moeda e com marcas d’água. O Certificado de Parede tem uma assinatura digitalizada que já vem impressa nele. A residência sempre os aceitaram assim.

 

38 - Se eu não conseguir a nota que eu preciso, quando poderei repetir o TOEIC novamente?

Assim que souber a nota. Na repetição, a numeração precisa ser diferente da que você fez.

 

39 - A repetição tem desconto?

Talvez. Posso tentar negociar com o Centro de Correção se a repetição for uma data muito próxima uma da outra.

 

40 - Se eu perder o certificado, se ele for danificado, ou se as informações vierem erradas (como nome, Cpf ou data de nascimento escritos errados), como faço para solicitar a 2ª via?

A 2ª via precisa ser solicitada diretamente no Centro de Correção, assim como o Certificado de Parede. As instruções serão enviadas juntamente com a nota do teste.

 

41 - A 2ª via tem custo?

Sim. O Centro de Correção cobra uma taxa de aproximadamente R$ 70,00 por ela + o sedex para ser enviada.

 

42 - Quanto tempo posso buscar o certificado depois que ele chegar na escola?

Nós guardamos todos os certificados dentro do prazo de validade deles, após isso serão destruídos.

 

43 - Existe um TOEIC Speaking & Writing?

Sim. Ele é feito no computador e dura aproximadamente 1 hora e meia. Ele custa o mesmo valor do TOEIC Listening & Reading. Ele é bem mais difícil, o resultado demora mais de um mês para ficar pronto. Ele não é uma boa opção para a residência médica. Ele é aceito por algumas instituições no exterior.

 

44 - Pensei em fazer o Toefl para residência, você recomenda?

Não. Existem 2 tipos de Toefl: o Toefl ITP (com Listening & Reading), que é feito no papel e o Toefl iBT (com Listening, Reading, Speaking and Writing), que é feito no computador. São muito mais difíceis e mais caros do que o TOEIC. Você precisa fazer 85% do teste para pontuar na residência médica. Somente recomendo os testes de 4 habilidades para intercâmbios, cursos de graduação ou pós graduação no exterior.

 

Espero ter esclarecido todas as suas dúvidas. Caso contrário, pode me enviar um WhatsApp que responderei assim que puder. (31) 98840-1880. Daniela Rosa.

Rua Padre Odorico, 180 - Bairro São Pedro - Belo Horizonte, M.G. - Cep: 30330-040

WhatsApp: (31) 3225-1880